I Seminário de Educação. “Dedicação e Compromisso com a Educação – Seja o Educador que você pode ser.”

A prefeitura Municipal de Cujubim através da Secretaria de Educação Cultura e Desporto realizou no dia de hoje 01 de agosto de 2018 o I Seminário de Educação.
“Dedicação e Compromisso com a Educação – Seja o Educador que você pode ser.”
O Iº Seminário Municipal de Educação teve como principais objetivos :
INTEGRAR os funcionários da Educação da Rede Municipal de Ensino, promovendo um momento de reflexão acerca das relações que se estabelecem na escola.
ASSEGURAR uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas para a construção de uma educação de qualidade para todos.
DISCUTIR a Base Nacional Comum Curricular na política educacional do MEC com a finalidade de promover tanto o controle da aprendizagem dos estudantes como dos professores e da própria escola. Neste processo, garantir os direitos de aprendizagem dos alunos.
A abertura do Seminário aconteceu as 08:00 hs foi realizada a composição da mesa onde estiveram presentes a Secretaria de Educação Débora Raposo , e representando o prefeito municipal a Primeira –Dama senhora Rosane Veiga, vereadores Wilson Feitosa, Haroldo Rodrigues, representando o Conselho Municipal de Educação Maria Aparecida Baia, Amabili Pereira Representando os Diretores Municipais, a Palestrante prof.ª Catarina da Silva Seibt (Presidente do CME de Ariquemes)
A Primeira palestra foi de Direitos e Deveres e a Importância da Formação Continuada com a Prof.ª Catarina da Silva Seibt (Presidente do CME de Ariquemes) após a palestra foi servido um delicioso Coffe break.
E logo teve inicio a palestra: BNCC - Base Nacional Comum Curricular com a palestrante: Prof.ª Lucicléia Lima de Souza (Coordenadora da BNCC—Undime RO) após a palestra houve uma pausa para o almoço.
Retornando todos ás 14h - para participarem da Palestra Show Motivacional com o Palestrante: Walmir Étori.

Quando se fala em mudança nas políticas educacionais um assunto que sempre entra em pauta é a questão da valorização dos profissionais de educação.
Valorizar não está ligado apenas à remuneração. Valorizar é dar condições para que os educadores tenham bagagem pedagógica que acompanhe as novas tecnologias.
Os estudantes hoje têm acesso à informação de modo rápido e imediato. Muitos docentes precisaram se integrar com as novas maneiras de se comunicar com seus alunos e, sendo assim, precisaram se reciclar, se renovar, para acompanhar essas mudanças.
Planejamentos e abordagens também foram destaques no Seminário. A ideia da Secretaria de Educação é abrir leques de qualificações nos cursos de formação. Os palestrantes trouxeram vídeos e slides com conteúdos para aplicações de novas formas de trabalho a serem usadas nas escolas. Ideias como sites, aplicativos e tudo que a grande mídia possui, foram apresentado aos presentes.
“Viemos com o intuito de provocar os educadores e educandos no sentido de levar novas ferramentas e práticas que podem ser usadas dentro da sala de aula. Queremos levar novas possibilidades ao ensino do município”, explica, o palestrante motivacional Walmir Étori.
Para a secretária municipal de educação de Cujubim Debora Raposo, o Seminário foi acima da expectativa, cumpriu com seus objetivos e atingiu a principal meta que foi a de proporcionar alternativas de preparação e conhecimento aos professores e trabalhadores em geral da área de educação. “Temos o dever de contribuir com o profissional, para que o mesmo tenha pleno esclarecimento sobre a importância e sua contribuição no desempenho e formação do aluno. Quero agradecer a todos que participaram e colaboraram para a realização do seminário, em especial a todos os palestrantes, que além de passar seus conhecimentos, foram extremamente simpáticos com toda nossa equipe. É importante ressaltar o apoio do prefeito Pedro Fernandes, que, em todas as oportunidades tem incentivado as iniciativas da secretaria e os programas que visam melhorias na área da educação de nosso município”. Disse Debora Raposo.

Ao final do evento os educadores de Cujubim mostraram-se satisfeitos e ansiosos para levar tudo o que aprenderam para dentro de suas escolas. “Queremos desenvolver todas as potencialidades dos alunos e hoje conhecemos novos apontamentos para a educação na cidade. Fiquei satisfeita com tudo o que foi apresentado e pretendemos levar para a nossa escola”, finaliza a vice- diretora da Escola Municipal Aluísio Becker Elis Munari